Pubicado em: qui, abr 11th, 2013

odi silva site

VIDA NA CIDADE E IMPACTO AMBIENTAL

Quero refletir com os amigos leitores sobre o impacto ambiental que as cidades sofreram e que foi causado pela migração campo-cidade ocorrida nas últimas décadas. As consequências deste impacto (moradias irregulares, poluição das águas, aumento de favelas) nós as sentimos até hoje e ainda há questões relacionadas a esses temas, as quais merecem nossa atenção.

MIGRAÇÃO CAMPO-CIDADE

De modo geral, a migração campo-cidade começou no período da ditadura militar. Naquela época, o governo federal encorajava a migração do campo para a cidade, tendo em vista que, na cidade, havia carência de mão-de-obra nas fábricas. Como a vida no campo estava mais difícil devido à dificuldade em manter-se com a agricultura e pecuária, a cidade apareceu como a alternativa para uma vida melhor.

IMPACTO AMBIENTAL

Impacto ambiental consiste na ação danosa do ser humano para com o ambiente. De fato, quando a população do campo chegou à cidade, esta não estava preparada para receber um número tão grande de pessoas. Então, ocorreu grande corte de matas para a construção de moradias (quase sempre irregulares), poluição da água causada pelos esgotos contaminante advindos destas moradias dentre outros problemas.

READEQUAÇÃO

Quando a natureza deseja readequar-se, por exemplo, após desmatamentos, em geral ocorrem problemas como inundações em locais antes povoados por mato nativo. Isso implica um risco para as pessoas. Neste sentido, apenas a educação ambiental pode proporcionar um esclarecimento a fim de readequar as pessoas para a vida na cidade, ensinando-as a não poluírem, não jogar lixo em local indevido e cuidar dos animais, das árvores e demais plantas existentes. Com isso, certamente nossa vida ganhará em qualidade e a natureza não se comportará de forma a devolver todo o mal que a ela temos feito.

 O PODER CURATIVO DA BALEEIRA

Como de costume nesta coluna, segue abaixo uma planta e seus poderes curativos. Hoje falaremos sobre a Baleeira. As partes usadas desta planta são as suas folhas. Elas podem ser usadas em forma de chá ou em forma de infusão. Possui as seguintes propriedades:

  • a erva baleeira é o maior antiinflamatório da natureza.
  • para o uso interno, faça um chá sempre bem fraco, podendo ser usado em infecção intestinal ou diarréia.
  • também pode ser usada em aftas, espinhas, irritação na pele, dores reumáticas ou qualquer tipo de lesão na pele.
  • a infusão da baleeira pode ser usada para dores musculares, devendo ser colocada sofre o local afetado e friccionando-se com a ponta dos dedos.

Agradeço aos leitores desta coluna por me prestigiarem com a sua atenção. Na próxima edição, trarei novas contribuições para que possam ser úteis em suas vidas e para que este conhecimento não se perca.